A desenvolvedora de jogos norte-americana Unity está estabelecendo uma joint venture bilionária em parceria com alguns dos principais nomes da tecnologia da China, com o objetivo de expandir suas atividades no maior mercado mundial de jogos online.
Essa empreitada “abre novas oportunidades” para aprimorar a colaboração com empresas locais e aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento, visando atender melhor às necessidades dos criadores chineses, como afirmou a Unity em um comunicado publicado na plataforma de mídia social chinesa WeChat, na última terça-feira (9).
Sediada em São Francisco, a empresa ingressou pela primeira vez na China em 2012 e tem impulsionado muitos dos jogos mais populares do país com suas ferramentas de software, incluindo “Honor of Kings” da Tencent e “Genshin Impact” da miHoYo.
Entretanto, a expansão da empresa americana na China ocorre em meio a um momento incerto para a segunda maior economia do mundo. A repressão de Pequim às principais marcas de jogos na internet afetou o crescimento, e a crescente tensão com os Estados Unidos em relação a Taiwan e outras questões geopolíticas está impulsionando uma corrida armamentista tecnológica.
Entre os parceiros locais com os quais a Unity planeja trabalhar, estão os principais players da indústria de tecnologia da China: Alibaba, China Mobile, o grupo Douyin da ByteDance, a empresa de smartphones Oppo, miHoYo, a desenvolvedora de jogos online G-Bits Network Technology com sede em Xiamen e a PCI Technology, um provedor de serviços de tecnologia de IA.
A Unity manterá o controle majoritário da joint venture na China, que será avaliada em US$ 1 bilhão após investimentos dos parceiros locais. Junbo Zhang, atual gerente geral da Unity na China, liderará o empreendimento como presidente e CEO, acrescentou a empresa.
A China é o maior mercado de jogos do mundo desde 2017, mas os investidores estão preocupados com o impacto que a repressão de Pequim e a desaceleração econômica podem ter no setor. Desde o final de 2020, as autoridades chinesas têm realizado uma campanha abrangente para conter grandes players em setores que vão desde tecnologia e finanças até jogos, entretenimento e educação privada. Em agosto do ano passado, eles proibiram jogadores online com menos de 18 anos de jogar durante a semana.
Em 2021, a indústria de jogos da China gerou uma receita total de quase US$ 47 bilhões, um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior. Embora isso represente um crescimento mais lento do que em 2020, a receita de jogos da China ainda corresponde a mais de um quinto do mercado global, com base em estimativas recentes da empresa de contabilidade global PwC.
Em uma entrevista ao site de mídia de tecnologia chinesa 36kr no mês passado, Zhang, o chefe da Unity na China, mencionou que a empresa planeja contratar cerca de 1.000 engenheiros de software na China nos próximos anos. Até o momento, a Unity não respondeu a um pedido de comentários sobre o plano de contratação relatado.