O número de brasileiros que se divertem com jogos eletrônicos continua crescendo e, neste ano, o país atingiu a marca de 74,5% de sua população que afirma jogar games. Isso significa que três em cada quatro pessoas no Brasil utilizam celulares, videogames ou computadores para jogar.
Este é o maior índice já registrado em território nacional, representando um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Dentro do público gamer, a maioria dos usuários é composta por mulheres, que representam 51% dos jogadores.
Esses dados são provenientes do nono levantamento anual realizado pela Pesquisa Game Brasil (PGB), desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Em 2022, o estudo ouviu 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.
Segundo a pesquisa, os jogos eletrônicos são populares em todas as faixas etárias, mas a idade predominante no público gamer do Brasil é de 20 a 24 anos, com 25,5% dos usuários. Em seguida, o hábito de jogar games é mais comum entre adolescentes de 16 a 19 anos, representando 17,7%.
Entre os adultos, a distribuição é mais equilibrada, com pessoas de 25 a 29 anos representando 13,6% dos jogadores. Os gamers de 30 a 34 anos são 12,9% dos usuários, enquanto aqueles entre 35 e 39 anos compõem 11,2% do público.
A maioria do público que consome jogos eletrônicos se identifica como parda ou preta, representando 49,4%, seguida pelos gamers que se declaram brancos, com 46,6%.
Guilherme Camargo, sócio do Sioux Group e professor da ESPM, ressalta o aumento da importância dos jogos eletrônicos na vida dos brasileiros, independentemente de sexo, idade ou classe social. Se antes essa prática era reservada apenas às pessoas com maior poder aquisitivo, agora os jogos eletrônicos se diversificaram e alcançam toda a população. A maioria dos jogadores pertence à classe média, representando 62,7%.
Os públicos de classe média alta e classe alta compreendem 12,3% e 13,5% dos jogadores, respectivamente, enquanto as classes mais baixas representam 11,6%.
Os jogos eletrônicos se consolidaram no país principalmente através dos smartphones, que são os dispositivos preferidos dos gamers para mergulhar nas diferentes aventuras digitais. Entre a população que consome jogos, 48,3% joga pelo celular.
Em seguida, os computadores aparecem com 23,3% da preferência do público, seguidos pelos tradicionais consoles com 20%.
Carlos Silva, sócio da GoGamers, destaca que computadores e consoles para jogos têm custos elevados para a maioria dos brasileiros, mas os smartphones democratizam esse hábito, uma vez que estão mais acessíveis e disponíveis em maior quantidade do que a própria população do Brasil.
A pesquisa também revelou que os jogadores estão cada vez mais imersos no universo gamer, com 76,5% deles apontando os jogos eletrônicos como sua principal forma de entretenimento. Antes da pandemia, no início de 2020, esse número era quase 20 pontos percentuais menor.
Por fim, a pandemia pode ser um dos motivos que explicam a relação mais forte entre os brasileiros e os jogos eletrônicos. O levantamento revelou que 72,2% dos gamers brasileiros passaram a jogar mais durante o período de isolamento social, e 57,9% aumentaram o número de partidas online com amigos enquanto ficavam em casa.