Um café em Daejeon, na Coreia do Sul, apresentou um robô barista que combina eficiência e cortesia, servindo os clientes diretamente em seus assentos. A máquina se aproxima e diz: “Aqui está o seu café com leite e amêndoas Rooibos, por favor, aproveite”, enquanto entrega a bebida de uma bandeja embutida em uma cápsula de computador.
Após controlar a pandemia do coronavírus, que infectou mais de 11 mil pessoas no país, a Coreia do Sul está fazendo a transição do distanciamento social rigoroso para o que o governo denomina “distanciamento na vida diária”.
Segundo Lee Dong-bae, diretor de pesquisa da Vision Semicon, que desenvolveu o robô em parceria com um instituto de ciências estatal, os robôs podem facilitar a observância das normas de distanciamento social. O sistema utiliza um braço robótico para preparar até 60 tipos de café e é capaz de se comunicar com outros dispositivos, além de calcular as melhores rotas entre as mesas.
Um pedido de seis bebidas, realizado em um quiosque, leva apenas sete minutos para ser preparado. No café, o único funcionário humano é responsável pela limpeza e pela reposição de ingredientes nas máquinas. Os desenvolvedores planejam implementar pelo menos 30 cafés com robôs ainda este ano.