A rede de fast food Burger King anunciou na segunda-feira (3) via Twitter que o nome do sanduíche Whopper Costela será alterado para Whopper Paleta Suína. A mudança foi feita após a confirmação de que o lanche não contém costela, mas sim “paleta suína” com “aroma de costela 100% natural”.

A empresa entrou na polêmica depois que o McDonald’s revelou que seu McPicanha não contém picanha. O Burger King reafirmou que o hambúrguer é feito com 100% de carne de paleta suína e sem ingredientes artificiais.

Ao lançar o Whopper Costela em 2021, foi destacado que o lanche usava carne de porco e tinha sabor de costela. A empresa reconheceu que a reação dos consumidores foi clara: “É hora de ouvir, aceitar e agir”, afirmou.

Notificação do Procon-SP

No final da tarde de segunda-feira, o Procon-SP notificou o Burger King para apresentar explicações sobre a composição e a publicidade do Whopper Costela até sexta-feira (6). O órgão solicitou a tabela nutricional do sanduíche, detalhando cada ingrediente, além de documentos que comprovem os testes de qualidade, incluindo o processo de manipulação e o tempo recomendado para consumo.

 

Guilherme Farid, diretor-executivo do Procon-SP, comentou que o órgão está atento à publicidade de produtos alimentícios que enfatizam um ingrediente que não está presente na composição do produto ou que não é seu principal ingrediente.